Educação Infantil Ipiranga | Escola Planeta Doce | Pedagogia Montessoriana

(11) 5068-2400 | (11) 96309-4990

Ensino Infantil Ipiranga

“Para ser eficaz, uma atividade pedagógica deve consistir em ajudar a criança a avançar no caminho da independência” -Maria Montessori

Proposta Pedagógica

Após anos trabalhando em escolas de educação infantil, colhemos as melhores práticas de todas e formamos o perfil da escola; Nos alicerçamos no trabalho humanizado, totalmente individualizado e voltado ao ensino infantil.

Oferecemos acolhimento, o que traz segurança e alegria de estar no ambiente escolar.

Utilizamos a pedagogia montessoriana que corresponde a um conjunto de práticas e recursos criados pela psiquiatra e educadora italiana Maria Montessori. Hoje, o método está presente em milhares de escolas ao redor do mundo.

Nossos alunos recebem cuidadosa preparação para ingressá-los no ensino fundamental com uma sólida base para os próximos anos !

O conceito de educação

No método Montessori, educar vai muito além de ensinar conteúdos prontos, englobando o desenvolvimento e o conhecimento adquirido da própria criança, que vai amadurecendo social, emocional e intelectualmente. Memorização de conteúdo é apenas uma das habilidades desenvolvidas e valorizadas.

Dessa forma, a criança passa a ser reconhecida como a protagonista do próprio aprendizado através das propostas e da interação com o ambiente escolar.

Cada aluno possui uma vivência e isso é respeitado no processo e incrementado com novos conhecimentos e experiências.

A educação no método montessoriano incentiva uma postura mais ativa por parte da criança, e a aprendizagem acontece de dentro para fora, de acordo com seu ritmo.

Essa dinâmica, por sua vez, é incentivada pela organização do ambiente e da sala de aula e pelos próprios recursos lúdicos, elaborados para estimular múltiplas funções cerebrais simultaneamente.

A autonomia dada à criança provoca a maturação das suas habilidades e competências, bem como, a responsabilidade sobre suas escolhas.

A interação entre os alunos é uma das bases do método e é nessa dinâmica que eles aprendem a teer iniciativa, colaborar e a consolidar o seu conhecimento.

Finalizando, a escola montessoriana se concentra em fornecer os subsídios adequados para que cada criança se desenvolva natural e intuitivamente.

Na educação defendida por Montessori, a criança é a protagonista de sua aprendizagem, e não uma espectadora.

Berçário Ipiranga

Educação Infantil Ipiranga